Programação

Workshop

Idealização: Andy Barbosa e Mayra Souza

Próximo Workshop
02 de agosto de 2021, 18h30 - 22h30
Desafio virtual via Remo
Saiba Mais
Um dos maiores desafios enfrentados atualmente pelas organizações diz respeito a sua capacidade de aprender, modelar e adaptar rapidamente as suas estratégias às constantes e intensas mudanças no ambiente de negócios ao qual fazem parte.

A volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade do mundo VUCA, exige das organizações, mais visão, clareza, transparência e agilidade para manterem-se saudáveis e competitivas.

Inspirada na técnica Lean Inception, criada pelo autor e consultor Paulo Caroli, na qual membros ativos do desenvolvimento de um produto em conjunto com os stakeholders, elabora, alinha e define colaborativamente o escopo de uma solução, suas prioridades e plano de entregas, a Strategic Inception propõe que as pessoas chave para o negócio (acionistas, investidores, líderes, gestores e convidados) façam, em conjunto, um resgate sobre a organização, seus valores e princípios, e definam e alinhem colaborativamente os temas, objetivos, prioridades e responsabilidades estratégicas, dentro de uma visão de sustentação (H1), melhoria e ampliação (H2) e inovação (H3) para os negócios.

Muitas organizações se ocupam demais em remodelar e aperfeiçoar seus processos, aumentar sua eficiência operacional, melhorar a qualidade e otimizar a força de trabalho, deixando de lado uma condição interna, e oculta, que pode lhes estar privando de melhores resultados, maior produtividade e crescimento.

Esta condição negativa é resultado do que chamamos da falta de alinhamento ou “desalinhamento”, que se manifesta de maneira sutil, na forma de conflito de interesses, metas contraditórias, falta ou perda de foco, competição interna, geralmente descabida e ineficaz, desacordos em relação à estratégia, além de falhas e ruídos de comunicação.
As consequências dessa falta de alinhamento são incalculáveis, pois levam as pessoas colaboradoras a concentrar suas energias em tarefas ou atividades que consomem recursos e geram desperdícios sem agregar valor. Em resumo: o alinhamento organizacional é a chave para o sucesso do negócio.

Segundo Kaplan & Norton, no livro Alinhamento, as vantagens do alinhamento organizacional são:

1. Mobilizar a mudança por meio da liderança executiva.
2. Traduzir a estratégia em termos operacionais.
3. Alinhar a organização com a estratégia e visão do negócio.
4. Motivar para transformar a estratégia em tarefa de todos.
5. Gerenciar para converter a estratégia em um processo contínuo.

Ainda que inicialmente a Strategic Inception tenha sido idealizada para resolver o problema da falta de alinhamento organizacional, realizamos diversos experimentos de aplicação da técnica com áreas de negócio isoladas e times, alcançando resultados surpreendentes, pois todos na organização precisam de uma estratégia, e esta, por sua vez, precisa estar alinhada com uma estratégia corporativa maior.

Assim, a Strategic Inception surge como uma inovadora técnica para realizar o planejamento e alinhamento estratégico e desdobrá-lo nos níveis táticos e operacionais, de forma colaborativa, suportando e viabilizando a inspeção, adaptação e melhoria contínua.

O MANIFESTO DA STRATEGIC INCEPTION

Estamos descobrindo maneiras melhores de sustentar, melhorar e desenvolver nossos negócios, fazendo-o nós mesmos, e ajudando os outros a fazê-lo.

A partir de agora, aplicando a Strategic Inception em nosso negócio, iremos:

1. Construir uma base sólida em um mundo volátil;
2. Experimentar e decidir de forma adaptativa, para enfrentar a incerteza;
3. Reduzir a complexidade, promovendo a auto-organização;
4. Neutralizar a ambiguidade, através da clareza e agilidade;
5. Inspecionar e adaptar, para mitigar riscos e melhorar tudo.

QUEM DEVE PARTICIPAR?

Com o objetivo de promover um alinhamento organizacional pleno, é fundamental que algumas pessoas-chave se façam presentes durante o ciclo de realização da Strategic Inception, dentre eles:

1. CEOs, proprietários e acionistas;
2. Diretores;
3. Gerentes;
4. Funções ou cargos estratégicos;
5. Membros do conselho do administrativo;
6. Consultores externos e/ou pessoas conselheiras;
7. Pessoas que desejam ser facilitadoras da Strategic Inception.

Nos casos em que a Strategic Inception esteja sendo aplicada em um time, área ou departamento da organização, é fundamental que todas as pessoas colaboradoras diretas, ou a maioria delas, se façam presentes, juntamente com os gestores e diretores.

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DA SI?

1. Resgatar a finalidade e a razão de ser do negócio;
2. Resgatar para quem, e como o negócio existe para as personas;
3. Resgatar o que o negócio faz, para quais mercados e nichos;
4. Resgatar e alinhar expectativas e resultados desejados;
5. Resgatar as funções estratégicas do negócio;
6. Definir os objetivos estratégicos do negócio;
7. Identificar pontos de melhoria, oportunidades e ameaças;
8. Definir como iremos atingir os objetivos estratégicos estabelecidos;
9. Estabelecer responsabilidades e prazos;
10. Definir os meios para medir o progresso das iniciativas e resultados.

QUEM SÃO OS IDEALIZADORES DA SI?

Mayra de Souza
Enterprise Coach, Lean-Agile Coach, Facilitadora e Trainer Lean Inception, Design Sprint, Strategic Inception, Estruturas Libertadoras e Management 3.0, Consultora Coletivo Ação.

É Engenheira de Produção (PUCRS), Professional & Self Coaching (IBC), Professional Agile Coach (PACC) e tem especializações de Scrum Product Owner, Estruturas Libertadoras, Agile Business Owner,FMEA de processos, Auditoria, Organizações Orgânicas, Kanban – TKP, KMP I e KPM II, PBB, Design Sprint e Visual Thinking.

Treinou +4000 pessoas, Facilitou +100 processos colaborativos e Mentora e Coach +50 pessoas.

É fundadora do Coletivo AÇÃO e membro do Agile Institute Brazil. Criadora da técnica e autora do livro Strategic Inception em parceria com Andy Barbosa, promove alinhamento e planejamento estratégico colaborativo.

Com uma jornada profissional de + 15 anos de experiência em gestão de pessoas, treinamentos e reengenharia de processos, gestão de produtos e qualidade.

Atua em parceria com organizações, como: Sys Manager, KARITA, Telos, Agile School e Meta. Atuou no Grupo ZAP com transformação de cultura organizacional, e na ThoughtWorks junto com Paulo Caroli em facilitações de Lean Inception e apoiou no desenvolvimento de novas pessoas facilitadoras. Exerceu os papéis de Agile Coach, Analista de Negócios, Coach e Facilitadora de práticas ágeis.
Andy Barbosa
Profissional com mais de 25 anos de experiência na área de TI, dentre os quais mais de 15 anos na liderança e gestão de times de alta performance de projetos e desenvolvimento de software. Iniciou a carreira como programador e chegou a ser um dos principais executivos da terceira maior empresas de desenvolvimento de software do Brasil.

Mestrando em Administração, é especialista em Gestão Estratégica de TI e Negócios, Métodos Ágeis e MBA em Gestão de Projetos. É Agile Coach Certified (ICP-ACC), Professional Coach (FCC), Scrum Coach Certified (SCAC), e ainda atuou e é certificado Scrum Master (SMAC) e Product Owner (SPOAC), Lean Change Management Agent, SAFe Agilist, DevOps Professional, além de especialista em Management 3.0.

Atua como Agile and Leadership Coach, Digital and Agile Transformation, Lean Coach, Author e Instructor.

QUEM SÃO OS TRAINERS DA SI?

Patrícia Trejo
Engineering Director & Head of Software Development @ Conershop | Facilitadora e Treinadora de Lean Inception (remoto e presencial) e de Strategic Inception | Lean-Agile Coach, Facilitator & Mentor.

Patricia Trejo é atualmente Engineering Director & Head of Software Development na Conershop. Engenheira Civil da Computação, Mestre em Ciências da Engenharia da Computação e Engenharia Civil Industrial pela Universidade Técnica Federico Santa María no Chile, Patricia atuou em diferentes funções como facilitadora de espaços de entrega de desenvolvimento de software por mais de 15 anos usando práticas tradicionais e ágeis.

O conhecimento dos dois lados da moeda permitiu a Patrícia desenvolver estratégias de cultivo em novas formas de trabalho, formando equipes ágeis de alto desempenho em diferentes contextos e setores. Atuou como Analista de Negócios, Gerente de Projetos, Gerente de Projetos, Gerente de Programas e Gerente de Entrega utilizando práticas enxutas e ágeis no desenvolvimento de projetos e produtos de software.

Hoje atua como Diretora de Engenharia, sendo esta última função que atualmente desempenha na Cornershop, na formação de equipes de software e produto de alta performance. Isso não é um impedimento para se dedicar também à facilitação, treinamento e coaching do Lean Inception trabalhando em conjunto com Paulo Caroli (autor da técnica) na tradução e colaboração do livro Lean Inception para o espanhol e sendo um treinador certificado da mesma técnica. É também formadora certificada da técnica Strategic Inception e facilitadora de várias metodologias ágeis de Scrum, Lean, Kanban, entre outras, e de técnicas de Design Thinking, Management 3.0 e Design Sprint.
Ricardo Miluzzi
Chief Digital Officer da Everymind, Netpartners, Weduu - Top Line Mining, Weduu - Retail. Facilitador Oficial de Management 3.0, de Strategic Inception e do Agile Institute Brazil. Especialista em Agilidade, Transformação Digital, RH Ágil e Gestão Estratégica.

Consultor, Mentor e Coach.

Professional e Self Coach pelo IBC, Master em Coach, Mentoring e Advisor pelo Instituto Holos e Mentor Organizacional pela SBDC. Já passou por diversos segmentos de negócios e áreas de atuação, exercendo papéis como analista de negócios, gerente de projetos, PO, SM e Agile Coach.

Desde 2013 atua com consultoria e treinamentos sobre agilidade, transformação digital e cultural, planejamento estratégico e RH Ágil. Tem como propósito contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas e apoiar as empresas na criação de locais de trabalho melhores, mais criativos, inovadores e seguros.

DEPOIMENTOS

“A dinâmica foi ótima, clareou muita coisa para nós, nos ajudou a definir com clareza a direção a seguir e vai nos ajudar ainda mais nas tomadas de decisão. A SI confirmou muita coisa que estamos fazendo e garantiu nosso alinhamento. Muito obrigado. Parabéns pelo processo, método e pela condução.” 

Ghilherme Soll e Emerson Moraes | Head and Accounting
“Sou especialista em inteligência estratégica e competitiva, com atuação nessa área há 10 anos. Vejo a Strategic Inception como uma proposta inovadora e que colabora para novas atitudes com relação à estratégia organizacional contemporânea." 

Fabiane Castro | Especialista em Inteligência Estratégica e Competitiva e CSM
“Toda experiência da Strategic Inception foi super interessante e com grande aplicabilidade. Super indico para todas as empresas/áreas que querem alavancar seus resultados e obter um maior comprometimento de seus times.”

Selma Marchette da Silva | Gerente de Projetos

SOBRE O TREINAMENTO:

O que está incluso no treinamento:

1. Certificado de Participação com o título de SI Facilitator;
2. Kit de Facilitação da SI (Slides, Painéis, Board Virtual);
3. Livro no formato E-book;
4. Uma sessão de Mentoria gratuita para planejamento da sua primeira Strategic Inception (30 minutos).

Programação

Dia 1 | Data: 02/08 (segunda-feira) das 18h30 às 22h30
Dia 2 | Data: 03/08 (terça-feira) das 18h30 às 22h30
Dia 3 | Data: 09/08 (segunda-feira) das 18h30 às 22h30
Dia 4 | Data: 10/08 (terça-feira) das 18h30 às 22h30

*Brasil (GMT/UTC −03:00) - Horário de Brasília, a hora oficial do Brasil.

Trainers

Mayra de Souza

Idealizadora

Ricardo Miluzzi

Trainer

Qual o investimento?

Inscrição Antecipada
  26% OFF  

12x R$133,86

ou R$1373,90

Desconto de Antecipação
Certificado de Participação com o título de SI Facilitator
Kit de Facilitação da SI (Slides, Painéis, Board Virtual)
Livro no formato E-book
Uma sessão de Mentoria gratuita para planejamento da sua primeira Strategic Inception (30 minutos)
Comprar Agora
Inscrição

12x R$133,86

ou R$1859

Certificado de Participação com o título de SI Facilitator
Kit de Facilitação da SI (Slides, Painéis, Board Virtual)
Livro no formato E-book
Uma sessão de Mentoria gratuita para planejamento da sua primeira Strategic Inception (30 minutos)
Em breve

Perguntas Frequentes

Como é uma aula online?
Neste vídeo você confere como fazemos a mágica acontecer e o conhecimento fluir mesmo de forma online. Mostramos um pouquinho das atividades e as ferramentas que utilizamos. Nessa playlist falamos sobre o Agile Week e também há diversos depoimentos de turmas online, confira!
Posso cancelar a minha inscrição?
Cancelamentos podem ser solicitados com até 7 dias de antecedência do início da turma e o valor pago será devolvido;

Após esse prazo, em caso de desistência, não haverá a devolução do valor da inscrição. 

Nesse caso, você poderá participar em uma próxima turma ou transferir o ingresso para outra pessoa, desde que a solicitação seja feita com 24 horas de antecedência do início do workshop;
Vocês emitem nota fiscal?
Com certeza!  *Não emitimos nota fiscal retroativa.
Já sou alunos de outro workshop/treinamento, tenho algum benefício?
Claro! Ex-alunos do Coletivo Ação e do AIB têm 15% de desconto;
Existe requisito mínimo para o treinamento online?
Existem, são eles:
Requisitos do computador: mínimo de 1 GB de memória RAM; caixas de áudio ou fone de ouvido; microfone; monitor configurado com resolução mínima de 1024 x 768 pixels; navegador de internet: Google Chrome preferencialmente;

Requisitos da internet: mínimo de 40MB de banda larga.
map-markerclockcrossmenu linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram