O QUE FAZEMOS
Facilitações de Atividades Colaborativas
Facilitamos diversos processos colaborativos, reuniões e cerimônias ágeis: daily, planning, refinamento, review e retrospectivas.
Reduzir desperdícios e potencializar as capacidades das pessoas e do grupo ao solucionar problemas, gerar ideias e tomar decisões.
Os processos de Facilitação são variados e cada um atende um propósito, por isso é importante realizarmos uma pré-facilitação que ocorre entre 30 à 10 dias antes da facilitação. É um momento de entendimento do cenário, contexto, alinhamento de expectativas e, assim, de preparação da agenda e dos materiais (físicos ou digitais).
Junto de um fluxo de atuação com facilitações, também desenvolvemos pessoas facilitadoras na organização (com: desenvolvimento, comunidade de prática, pareamento, coaching & mentoring). Segue abaixo as técnicas e práticas que temos expertise em facilitação.
Facilitamos
- Técnicas para Concepção de Produto para Product Discovery & Product Delivery
- Técnicas para Alinhamento e Planejamento Estratégico
- Atividades de formação e desenvolvimento de Times
Técnicas para Concepção de Produto para Product Discovery & Product Delivery
Design Thinking
Um modelo interativo, centrado no ser humano, para a solução de problemas e busca de oportunidades, assim uma abordagem de pensamento criativo, baseado no double diamond composto por 4 etapas: descobrir, definir, desenvolver e entregar. Utilizando como ferramentas para o processo: pesquisa, brainstorming, persona, jornada do(a) usuário(a), protótipo, workshops entre outras práticas para resolver um problema, validar uma ideia ou produto/ serviço.
Design Thinking é o termo utilizado para se referir ao processo de pensamento crítico e criativo, possibilitando a identificação e entendimento do problema, a organização de ideias de modo a estimular as tomadas de decisão, a busca por conhecimento para gerar uma melhor solução. O Design Thinking não é uma fórmula específica, o processo é realizado de forma coletiva e colaborativa, de modo a reunir o máximo de perspectivas diferentes.
Design Sprint
Um processo de design “express” de 5 dias para validar ideias, resolver grandes problemas e responder a questões críticas de negócios, por meio de design, prototipagem e testes com clientes ou usuários. Ao invés de esperar para lançar um MVP (Minimum Viable Product) para descobrir se a ideia é boa ou não, sendo que pode tomar vários meses, o Design Sprint foca especificamente na validação da ideia com usuários e encurta o processo para 40 horas de trabalho.
Atuamos com a variação do Design Sprint 1.0, 2.0 e 3.0, adaptamos de acordo com a necessidade do cliente.
Lean Inception
Um workshop colaborativo com uma sequência de atividades para alinhar e definir objetivos, estratégias e escopo do produto, alia técnicas de Design Thinking (user-centric design) com uma abordagem de Lean Startup.
Definir colaborativamente os objetivos do produto, os principais usuários, e mapear o escopo funcional de alto nível e o plano de entrega incremental dos MVPs (Minimum Viable Product ou Mínimo Produto Viável).
Focando no entendimento de valor do negócio, esforço e necessidade do usuário para sequenciar o MVP, no produto mínimo, na validação de pedaços menores, bem menos elaborados do que uma versão final, mas viável para verificar se o direcionamento está correto. Lean Inception acontece em uma semana, membros ativos de desenvolvimento do produto e stakeholders irão compreender de forma colaborativa aprofundar O QUE é esse produto.
Ao final da Inception terá a equipe muito bem alinhada e pronta para desenvolver o MVP.
Atuamos com a variação na agenda, adaptamos de acordo com a necessidade do cliente.
Product Backlog Building
Um workshop colaborativo que consiste em vivenciar na prática a elaboração e criação de um Product Backlog efetivo, esclarecendo as user stories e o backlog dos times, junto do PBB Canvas como ferramenta de facilitação.
A agenda varia de um período ou um dia, depende do produto e do tamanho do time, adaptamos de acordo com a necessidade do cliente.
Técnicas para Alinhamento e Planejamento Estratégico
Strategic Inception é uma técnica inovadora para realizar o planejamento e alinhamento estratégico e desdobrá-lo nos níveis táticos e operacionais, de forma colaborativa, suportando e viabilizando a inspeção, adaptação e melhoria contínua. Pode ser utilizado em nível estratégico, tático e operacional, com objetivo:
- Promover uma visão unificada;
- Revelar o propósito do negócio;
- Resgatar as diretrizes organizacionais;
- Mapear a cadeia de valor;
- Revelar os diferenciais competitivos exclusivos;
- Identificar as fragilidades e os pontos de atenção;
- Resgatar as fortalezas e revelar as oportunidades;
- Resgatar e priorizar os objetivos, transformando-os em ação.
A técnica atua em 7 módulos em que temos atividades com as perspectivas:
- Cultura & Valores;
- Ambiente de Negócios;
- Produtos e Serviços;
- Mercados;
- Stakeholders;
- OKRs;
- Plano Estratégico.
A técnica apoia na reorganização, no processo de transformação digital, Lean e Agile, apoiando o início para um business agility. A agenda varia de 2 a 5 dias, dependendo da frente e do tamanho do time. Adaptamos de acordo com a necessidade do cliente.
Objective Key Results (OKRs)
Uma metodologia para orientar os esforços das organizações em direção a objetivos mensuráveis. O modelo de gestão por OKRs busca estabelecer direções claras para alcançar os números que indicam o crescimento de um negócio. Facilitamos processos colaborativos para mapeamento de OKRs em todos os níveis: executivo, tático e operacional.
A agenda varia de acordo com a frente e do tamanho do time, adaptamos de acordo com a necessidade do cliente.
Flaps Model Thinking
Um método desenvolvido para profissionais interessados em liderar e elevar os níveis de desempenho de equipes e organizações que atuam ou desejam atuar no novo mundo, inovador, multifacetado e caracterizado pela rapidez e complexidade (raplexidade), priorizando os indivíduos e as interações na busca pelos melhores resultados.
Atividades de formação e desenvolvimento de Times
Team Bonding
São atividades para criar laços entre as pessoas num âmbito meramente pessoal, o foco é socializar e conviver para elas se aproximarem e se conhecerem melhor. Fomenta o relacionamento, criando empatia e conhecendo os limites das pessoas.
Team Rules
São atividades para estipular acordos, regras, padrões e níveis de permissões, fortalecendo o protagonismo, autonomia e auto organização.
Definindo limites e restrições de trabalho, gerando o alinhamento do fluxo de trabalho, processos e procedimentos, auxilia no aumento da produtividade.
São atividades que utilizam dos laços criados no team bonding para melhorar o desempenho no plano profissional, criando senso de pertencimento. Cria, mantém e enriquece evolutivamente o grupo transformando em uma unidade.
Fortalece o protagonismo, inteligência coletiva, colaboração, alinhamento e o relacionamento, com isso direciona o Time a ter sinergia e produtividade.
Team Workflow
São atividades com foco no fluxo de trabalho (entrada> processamento> saída), para mapear, elaborar, definir e melhorar a interação entre pessoas, processos, ferramentas, métodos, cerimônias e procedimentos.
Gerando alinhamento, autonomia, auto organização e direcionando para ter produtividade.